Tocar ukulele com palheta?

Tocar o ukulele dedilhando ou com uma palheta?

Quem se aventura a tocar esse encantador instrumento se perguntam isso com uma certa frequencia.

Historicamente falando não há necessidade de utilizar uma palheta para tocar ukulele. Os havaianos que inventaram o instrume (ao modificar os instrumentos portugueses que vieram para as ilhas com marinheiros) não usavam uma palheta. No Havaí, você geralmente dedilha o primeiro dedo ou o polegar, geralmente uma combinação dos dois. O timbre e os ritmos das ilhas vêm das mãos, e a maneira mais comum de tocar o ukulele é com os dedos.

Após a Expo Internacional do Pacífico no Panamá em 1915 os ukuleles deixaram a região e se espalharam por todo o mundo. Uma variante popular e barulhenta do ukulele padrão é o banjo ukulele – tocado e afinado como um uke comum, mas com uma mão de banjo. E alguns músicos que tocaram no banjo uke já tocavam com palheta.

Hoje em dia, não há problema em usar uma palheta para conseguir um som diferente no ukulele. Mais músicos estão tocando melodias no uke, ou adaptando músicas de rock e outros estilos ao uke. Então, se uma música ou estilo exigir uma palheta, vá em frente!

Ukuleles têm cordas de nylon, então você não precisa de uma palheta super pesada. Uma médium deve ser suficiente na maioria das situações, e uma thin se você estiver tocando algo mais suave. A palheta de feltro, por muito tempo um padrão para tocar cavaquinho barítono, também é exelente para tocar ukulele.

O jeito certo é experimentar, provar qual tipo de palheta de encaixa mehor com o tipo de som que você quer tocar e aprender quais as vantages que você pode tirar de tipo de palheta.

Para aprender a segurar uma palheta leia este artigo. Keep on rocking the ukulele!

Suporte

10 + 10 =

Pick n' Roll - CNPJ: 18.524.943/0001­89 / Endereço: Rua E2 QD. 04 LT. 01 NR. S/N Vila Lucy - Goiânia - Goiás - 74320-260 / [email protected]