Motive-se a tocar guitarra em 2020

Este ano finalmente 2019 finalmente chega ao seu final. Mais que isso, chegamos ao fim de uma década. Durante esse período festivo, estamos constantemente nos questionando a respeito de o que estamos fazendo da nossa vida. Uma ótima maneira de se livrar desse sentimento de dúvida é fazer algo que gostamos. No meu caso, a música é uma paixão, algo que me ajuda a me expressar de uma maneira não verbal, uma meditação ativa.

Este post é para incentivar você tocar mais guitarra/violão em 2020, não importa se já toca ou se nunca encostou em um instrumento antes. Quem sabe em 2030 você seja um grande guitarrista viajando pelo mundo todo fazendo shows? O importante é começar por algum lugar, e esse começo de década é uma ótima oportunidade. Sim, eu sei como as coisas podem ficar entediantes e cansativas ao longo do tempo, mas vou deixar aqui dicas que o ajudarão a continuar praticando no ano novo.

 

Identifique as coisas nas quais você não é bom

 Ninguém é perfeito. Até guitarristas profissionais têm certos estilos ou técnicas nas quais não são bons. Portanto, criar uma lista das coisas que você deve melhorar na sua maneira de tocar ou no conhecimento da teoria da musical é fundamental. Sempre haverá algo. Se você não consegue pensar em coisas suficientes, peça a outros guitarristas uma opinião honesta ou ouça os inúmeros criadores de conteúdo guitarristico e compare-se a eles, veja o que você poderia estar fazendo melhor.

 

Defina suas metas de curto e longo prazo e se recompense ao cumpri-las

 Agora que você tem uma lista das coisas em que precisa trabalhar, é hora de definir suas metas. É extremamente importante definir tudo em detalhes. Primeiro comece com os objetivos de longo prazo – defina o que você deseja alcançar em um período definido. Nesse caso, de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2020.

Em seguida, divida essas metas em metas de curto prazo. Depois, pegue essas metas de curto prazo e divida-as ainda mais em tarefas e metas ainda menores.

Por exemplo, se você quer melhorar sua palhetada alternada. Deve definir isso como uma das metas para 2020 e dedica quatro meses a ela. Em seguida, defina certos exercícios alternativos de palhetada e defina o ritmo desejado que deseja obter com a forma perfeita. Organize esses exercícios por nível de dificuldade e siga um por um, até concluir tudo.

Obviamente, este é apenas um exemplo simplificado aleatório, mas é sempre bom ter um sistema de aprendizagem. Talvez até crie sua própria planilha do Excel e organize-a da maneira que desejar, e marque as metas quando elas forem cumpridas.

 

Seja realista sobre seus objetivos

A pior coisa que você pode fazer é estabelecer muitas metas, ou apenas metas que estão além das suas habilidades no momento. Por exemplo, se você é iniciante, não pode esperar tocar como John Petrucci em 365 dias. Talvez você consiga tocar alguns de seus licks, mas o próprio Deus do Prog tem décadas de experiência, prática e aprendizado em suas costas, então dificilmente haverá uma forma de você conseguir condensar isso em apenas um ano.

Três ou quatro objetivos principais, cada um levando de três a quatro meses, parece um bom plano. Mas, para fazer isso, primeiro você precisa estar ciente do seu nível atual. Nós vamos chegar a isso.

 

Não se apresse e mantenha seu metrônomo perto de você

Por mais que o uso do metrônomo seja entediante e cansativo, é extremamente importante que você o implemente em sua rotina diária. O problema dos metrônomos é que eles podem servir tanto como ferramenta de desencorajamento quanto como ferramenta de incentivo. A parte desanimadora é o maldito click, click que dura horas. A parte encorajadora é que essa é uma das maneiras mais fáceis para você perceber seu progresso. Por exemplo, o que você tocou a 100 bpm há dois meses agora toca a 160 bpm.

 

Não desanime se não atingir todos os objetivos

Olha, somos todos humanos,  às vezes falhamos em atingir todos os objetivos desejados. E tudo bem. Se em maio ou junho você perceber que não está indo tão bem quanto imaginava, basta abandonar uma das outras metas e focar no que está trabalhando no momento. Mude o plano e siga em frente. Não bata na cabeça se algo assim acontecer.

 

 … Mas não fique muito confortável

No entanto, isso não significa que você também deve ficar muito folgado. Precisa haver pelo menos aquele 1% ditador autoritário dentro de você para te forçar a exercitar e praticar ocasionalmente, haverá dias em que você se sentirá cansado ou entediado demais para começar a praticar. Até o ponto em que nada te vem uma motivação. Bem, esse é o momento perfeito para pegar sua guitarra e começar a tocar.

 

Sempre se questione

Tudo o que você faz na vida, qualquer que seja a habilidade que você está tentando aperfeiçoar – questione a si mesmo. De tempos em tempos, você precisa entrar nessa mentalidade e tentar ver para onde exatamente está indo no momento. Reconhecer suas falhas e erros é o passo mais importante para a melhoria. É também a melhor mentalidade possível que o ajudará a se motivar a continuar praticando e indo na direção certa.

Isso tem a ver com os dois pontos anteriores – não seja muito convencido, mas também não diga a si mesmo constantemente que você é péssimo.

 

Vá a concertos e shows ao vivo

Todos sabemos o que é um impulso à motivação quando você vê seus músicos favoritos se apresentando ao vivo. Você deve ir a shows ao vivo o máximo que puder. Não é o mesmo que assistir no YouTube. Você está lá para sentir a energia e ver todos os pequenos detalhes pessoalmente.

Até uma banda local aleatória pode motivar e inspirar você a continuar praticando. Por outro lado, eles podem ser uma merda, mas você pode dizer a si mesmo “Ei, eu posso fazer melhor que isso!” Tente se distanciar, olhe da perspectiva de um frequentador comum e selecione o que você gostou ou não. Dessa forma, você também estará recebendo um grande impulso na sua experiência e não apenas na sua motivação.

 

Ouça muita música, especialmente o estilo em que você quer melhorar

 Bem, se você é um músico, você deve ouvir o máximo de música possível. Você também deve manter as coisas um pouco focadas no gênero ou gêneros em que você está tocando ou no qual planeja entrar.

Por exemplo, se você conseguiu um show na banda de apoio de um cantor pop famoso, e não é exatamente a música com a qual está acostumado, continue ouvindo. Até seus ouvidos sangrarem. Quando você está a caminho do trabalho, quando está tomando banho, quando está dirigindo, em qualquer lugar. Entre nessa música, entre na sua mentalidade. Com alguma paciência, você verá resultados mais rapidamente. Assim, você estará motivado para continuar.

Obviamente, as coisas são mais fáceis se esse é o estilo que você gosta de ouvir, mas aplique o mesmo processo, independentemente do gênero em questão.

 

Não se esqueça do aspecto criativo

Praticar escalas, palhetar com destreza, sua mão da escala, e todas as coisas usuais pode ser um saco. É como se todos tivéssemos esquecido que tocar guitarra e fazer música pode ser divertido. De fato, deve ser divertido, envolvente e imersivo. Não devemos esquecer que se trata de criar algo e expressar suas emoções.

 

Networking: fique conectado com pessoas que também tocam violão/guitarra

Especialmente se você é um guitarrista iniciante, sempre será mais fácil manter-se conectado com outros jogadores que estão no seu nível ou acima de você. Obviamente, você tem muitas pessoas compartilhando lições e vídeos instrutivos on-line gratuitamente. Mas não há nada que possa superar o bom e velho contato pessoal.

Dessa forma, você poderá saber exatamente onde estão suas habilidades e com o que deve trabalhar. Além disso, qualquer tipo de trabalho com outros músicos e contatos em potencial para novos shows é um grande motivador.

 

Diversifique seus gostos musicais

 Simplesmente porque ouvir coisas novas pode abrir novos horizontes, refrescar as coisas e inspirá-lo a seguir uma nova direção. É claro que você deve se concentrar pelo menos um pouco em um estilo particular de tocar, mas explorar territórios novos e nunca descobertos é sempre inspirador. E tente ouvir outros instrumentos também. Qualquer tipo de música, tanto instrumental quanto vocal, é sempre bem-vinda.

 

Mantenha seu instrumento perto de você

Nada diz “PRÁTICA, PRÁTICA, PRÁTICA” como o instrumento que está parado bem na sua frente. Certifique-se de mantê-lo o mais próximo possível. Se estiver em casa, leve-o consigo quando estiver assistindo TV, Netflix, YouTube ou o que for.

Obviamente, nada supera uma sessão de prática 100% focada, onde você afasta todas as distrações. Mas, para se manter conectado ao instrumento, ainda é uma boa ideia praticar enquanto assiste a algo do que não praticar.

 

Feliz ano novo

Essas são as dicas para você melhorar como guitarrista em 2020. Te desejamos um ótimo ano com muita música e amor. Seguiremos fornecendo os melhores equipamentos e crescendo junto com você.

Suporte

6 + 12 =

Pick n' Roll - CNPJ: 18.524.943/0001­89 / Endereço: Rua E2 QD. 04 LT. 01 NR. S/N Vila Lucy - Goiânia - Goiás - 74320-260 / [email protected]